sexta-feira, 15 de junho de 2018

A recidiva do câncer

Levei meses pra conseguir voltar a escrever, toda vez que pegava no computador pra atualizar meu blog eu travava e as palavras não saiam. Muitas vezes pensei "muitas mulheres criaram esperança após estar livre do câncer e agora vou dizer que estou de novo?" Mas então lembrei de mulheres que estão passando pelo câncer pela segunda ou terceira vez e que geralmente entram em depressão ou ficam sem forças pra lutar, portanto decidi vir aqui e voltar a escrever, contarei como descobri a recidiva.
Quando fiz o Outubro Rosa em outubro de 2017 estava sentindo dores leves que faziam lembrar o início dos sintomas, como eu estava com os pedidos de exames de sangue pra fazer o controle trimestral, resolvi adiantar pra obter o resultado. Fui trabalhar e abri o resultado na UTI onde trabalho, ali fiquei estarrecida com o nível do CA125 o que já mostrava o retorno da doença, caí em prantos e fui amparada pelos colegas de trabalho. Marquei uma consulta de emergência para a mesma semana e meu médico solicitou um petscan onde mostrou retorno da doença no peritônio (fossa ilíaca e linfonodos), isso foi realmente um baque para mim que foi difícil de aceitar.
Após a notícia fui pra casa onde por vários dias fiquei com a sensação de ter algo entalado na garganta que não descia, por muitos dias fiquei sem conseguir conversar ou falar do assunto pois logo chorava.
Um dia estava sentada na sala e no fim da tarde lembrei que meu celular estava no quarto, fui buscá-lo na certeza de que deveria ter mensagens que não respondi, ao pegá-lo abriu numa marcação que fizeram com meu nome, fui ver o que era e lá estava um vídeo de uma mulher com câncer cantando pra enfermeira o louvor "Prioridade", isso me fez chorar muito e vi o quanto estava sendo egoísta me lamentando por algo que ainda posso lutar, tenho vida e forças e posso vencer. Daquele dia em diante tenho enfrentado essa luta sorrindo mais uma vez e mostrando para todos que é possível ter vida após o câncer e que a doença não vai me fazer parar. Confiar em Deus acima de tudo e seguir em frente.
Eu consegui encontrar o vídeo da paciente cantando e compartilho aqui com vcs:
https://www.youtube.com/watch?v=lJcCPEHVbrs

10 comentários:

  1. Assim como vc venceu antes, vai vencer agora também!
    Deus é contigo!

    ResponderExcluir
  2. Vivi, você é uma bênção!
    Deus tem grandes planos com sua vida! 😍❤️😘

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Ane, dia 12 de outubro será tremendo, já estou começando a tratar do evento e falei de vc na minha última entrevista S2

      Excluir
  3. :-) Olá Viviane. Eu fiquei muito feliz de você ter retomado o seu blog. Eu ainda acho que você pode ajudar muitas pessoas. Pessoas que como você têm enfrentado o câncer e os parentes deles também. Quanto mais envelhecemos, maiores são as chances de surgirem tumores. Pessoas que vivam mais de 90 anos, dificilmente não terão algum tipo de câncer ao longo de sua vida. Eu lamento o tumor ter retornado em você, mas Viviane, continue confiante, otimista, com força, siga o seu tratamento sem exitar, seja sempre corajosa e tenha fé na medicina, nos médicos, em você mesma e em Deus. Viviane, eu não sou uma pessoa religiosa, mas eu percebi que você é. Portanto, confie em Deus também. Eu sugeriria que você abrisse um canal no Youtube ou publicasse algum vídeo, contando a sua experiência, para ajudar a outras pessoas e a si mesma. Seria como um desabafo e ou uma auto-análise para você. Acharia isso importante. Pense nisso. Parabéns pelo seu blog e por sua coragem ! Eu estarei sempre torcendo por você e lhe enviando pensamentos e energias positivas ! VOCÊ IRÁ VENCER ! ! ! ! ! Viviane, TUDO DE MUITO BOM PARA SI ! Se eu puder lhe ajudar em algo, eu te ajudo. Beijos Viviane. Fique bem e em paz. :-)

    ResponderExcluir
  4. Olá Gil, obrigada pelo apoio e carinho, Deus te abençoe!!!

    ResponderExcluir
  5. Olá!! Sou de PG tbm. Fui operada de um tumor ovariano mucinoso Boderline que pesava 3 kilos, há 9 meses. Tive sorte ele não se espalhou, fiz histerictomia radical. Foi feita laparotomia, pq havia suspeita de pseudomixoma!! Agora faço controle. Qdo vc foi operada a primeira vez foi assim tbm?

    ResponderExcluir
  6. Olá Adriana, todo paciente de câncer após entrar em remissão tem que fazer controles periódicos, faça-o rigorosamente. Farei um novo evento do Outubro Rosa, será um evento lindo, conto com sua presença, estarei postando data e local em minhas redes sociais.

    ResponderExcluir
  7. Ola sou de São José do Rio Preto, a 6 dias levei meus exames de rotina pra ginecologista ver se estava tudo bem.
    Mas no meu trans vaginal acusou que meu cisto avia almentado de tamanho...
    Ela me passou dois exames(CA e CEA).
    OS dois estão sem alteração nehuma..tudo normal pelo que vi.
    Mas estou com mt medo, e gostaria de saber se estes exames são 100% garantido, ou será q tenho q fazer mais exames pra ter certeza ...
    Minha consulta é dia 18/09 ainda, se puder me dizer algo te agradeço d mais ..
    Obrigada, saúde e paz pra vc!!
    Bjos

    ResponderExcluir