domingo, 20 de novembro de 2016

Reações da 1ª Quimioterapia

Há três dias fiz minha primeira quimioterapia com Taxol e Carboplatina. A reação do primeiro dia é de muita agitação ao ponto de não conseguir dormir à noite. No dia seguinte um pouco de enjôo e estômago mais sensível, cansaço e no período da noite começou dor no corpo como se estivesse gripada. Hoje o terceiro dia, mal estar geral, dores no corpo, dores de cabeça, cansaço e enjôo.
Não tem sido fácil, e olha que só está começando...ter câncer não é nada romântico, é difícil, temos que abrir mão de tudo, desde alimentação até uma vida normal. Ainda tenho outros 5 ciclos...
Desde que fiz a histerectomia total tenho começado com as ondas de calores que também não me deixam dormir, é bem desconfortante.
Ainda não tive queda de cabelo, não sei se está relacionado com a mudança da minha alimentação e a fosfoetanolamina que estou tomando, pois é importantíssimo aumentar a imunidade para combater as reações da quimioterapia.
Vou fazer esta semana uma postagem sobre a fosfoetanolamina, para quem não conseguir comprar pelos EUA vou compartilhar a receita que meu médico me deu para manipular na farmácia, é possível estimularmos a fosfo do nosso organismo e segundo ele ainda é melhor do que tomar a EAP dos EUA. Preciso me recuperar primeiro dessas reações, difícil me concentrar e escrever. Que Deus abençoe a todos que tem acompanhado meu blog e me mandado msgs, isso me alegra muito. Grande bjo!!!

sábado, 12 de novembro de 2016

Dieta Cetogênica - Alimentos Permitidos

Seguindo à risca a dieta cetogênica com o objetivo do organismo queimar gorduras ao invés de carboidratos. A idéia, como falei na postagem anterior, é matar o câncer de fome já que ele se alimenta de glicose.
Iniciei uma pesquisa também da dieta alcalina e conversando com um médico descobri que posso mesclar o melhor dos dois, já que ambos tem o objetivo de cortar carboidratos e açúcar.
Esclareço que se você tem câncer como eu NUNCA se alimente de qualquer produto industrializado, procure ingerir sempre uma dieta natural. Segue aqui uma explicação da dieta e lista de alimentos permitidos, exclua alguns embutidos e industrializados que estão nela.

http://www.senhortanquinho.com/dieta-cetogenica-alimentos-permitidos-proibidos-receitas-cardapios-cetonica/

quarta-feira, 9 de novembro de 2016

Dieta Cetogênica e Câncer

A dieta cetogênica baseia-se em cortar o carboidrato e açúcar, de forma a aumentar a gordura boa e nosso organismo passa a usar a gordura como fonte de energia. Segundo o Dr Lair Ribeiro a glicose é o combustível do câncer e deixando de ingerir esses alimentos o mataremos de fome.
Pesquisei muito por uns dias e descobri que adoecemos porque nos alimentamos muito mal de forma a envenenar nosso próprio corpo. Hoje tudo é enlatado ou em garrafas e tudo saturado de conservantes e diversas substâncias químicas geralmente cancerígenas. estamos tão atarefados no nosso dia a dia de modo a não nos preocupar com a alimentação, daí caímos na tentação do fast food, enlatados, alimentos processados, embutidos etc.
Hoje na consulta com meu médico oncologista, Dr André,  fiquei muito feliz em saber que ele incentiva seus pacientes receitando a dieta cetogênica e lá pude falar tudo o que aprendi nas pesquisas que fiz, fui até elogiada por estar por dentro do assunto rsrs
Vou resumir para quem quer fazer da dieta, primeiro de tudo esquecer carboidratos (arroz, batata, massas etc), procurar olhar os rótulos e verificar se é carboidrato 0, cortar o açúcar, retirar do seu cardápio enlatados, embutidos e alimentos processados de modo geral. Com relação as frutas evitar abacaxi, laranja, maça pois tem muita frutose que é o carboidrato das frutas. Diante de tudo isso o que podemos comer??? Dar preferência para as frutas vermelhas, comer frango e peixes, carne moída, limão, pimentão, verificar sempre os rótulos (nunca esquecer disso), não fazer suco de fruta pois dilacera as fibras e com isso será ingerido só frutose, usar azeite extra virgem, cozinhar com óleo de coco, pode-se também utilizar banha de porco, o ovo é um grande parceiro da dieta. Enfim, no youtube encontramos diversos vídeos com receitas e informações do que comer.
Não haverá progresso no tratamento se não fizermos uma dieta, isso é muito importante, peça para seu médico receitar algumas vitaminas de modo a aumentar sua imunidade.
Segue aqui a tabela de composição dos alimentos segundo a Unicamp, serve como referência em valores nutricionais e ajuda muito no nosso tratamento: https://www.unicamp.br/nepa/taco/contar/taco_4_edicao_ampliada_e_revisada.pdf?arquivo=taco_4_versao_ampliada_e_revisada.pdf

sexta-feira, 4 de novembro de 2016

Resultados dos exames pós cirúrgico

Segundo o médico por eu ser jovem vale a pena fazer a quimioterapia pós cirurgia e ter chances de uma boa resposta, pois com pacientes mais velhos é feito acompanhamento pra ver necessidade de tratamento quimioterápico. Ele me esclareceu que esse câncer é mais agressivo em pessoas jovens e uma cirurgia não seria conclusiva, é necessário complemento com quimioterapia.
Nos meus exames de imagem não ficou claro se existe algum foco da doença e o resultado é inespecífico, terei que repetir mais pra frente, já o exame marcador tumoral acusou CA125 alto, porém a cirurgia é recente (30 dias), repetirei também esse exame durante as quimioterapias. Com tudo isso eu devo agradecer a Deus pelo diagnóstico do endometrioma pois só assim descobri o câncer de ovário.
Para quem acompanha meu blog já sabe que esse câncer não tem exames específicos e seus sintomas são comuns de doenças mais simples e com isso é descoberto muito avançado e com poucas chances de cura.
No meu caso o câncer estava em estágio II a III (avançado) porém localizado, o que significa que não se espalhou de forma a dificultar a cura e foi possível realizar histerectomia total com sucesso.
Dia 9/11/2016 (semana que vem) será minha primeira consulta pra definir qual quimioterapia serei submetida e farei cada uma agradecendo a Deus e já estou em busca dos lenços após a queda dos cabelos.

quinta-feira, 3 de novembro de 2016

Dia "D"

Hoje é o dia do meu retorno pós exames pra verificar o que restou da doença depois da cirurgia, esses 2 últimos dias tenho ficado um pouco apreensiva, o que é normal para quem teve um diagnóstico inesperado.
O emocional é o mais difícil de controlar, apesar de que tenho passado dias tranquilos e confiante em Deus, mas existe os momentos e hoje é um desses momentos. Desde ontem estou mais calada, pensativa...
Hoje meu médico vai definir meu tratamento e dizer o que os exames (ressonância, Pet Scan e marcadores tumorais) mostraram, é um dia em que a expectativa está ativa um pouco de ansiedade pra atrapalhar qualquer ser humano... que Deus me abençoe!!!

Casos de Câncer de ovário

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), existe uma estimativa de 6.150 novos casos de câncer de ovário no Brasil com 3.283 mortes confirmadas no ano de 2013. Este câncer é pouco frequente, de difícil diagnóstico e com poucas chances de cura, cerca de 3/4 dos diagnósticos apresenta este câncer em estágio avançado. Acredito que com esses dados é motivo suficiente para o Ministério da Saúde alertar mulheres com campanhas de informação.
A maioria dos tumores de ovário são carcinomas epiteliais (Câncer que se inicia nas células da superfície do órgão), o mais comum, ou tumor maligno de células germinativas (que dão origem aos espermatozoides e aos ovócitos - chamados erroneamente de óvulos).
Apenas 10% dos pacientes com câncer é de origem hereditária, os 90% restante significa que qualquer pessoa pode desenvolver a doença através de mutação dos genes ao longo de sua vida.