quarta-feira, 9 de novembro de 2016

Dieta Cetogênica e Câncer

A dieta cetogênica baseia-se em cortar o carboidrato e açúcar, de forma a aumentar a gordura boa e nosso organismo passa a usar a gordura como fonte de energia. Segundo o Dr Lair Ribeiro a glicose é o combustível do câncer e deixando de ingerir esses alimentos o mataremos de fome.
Pesquisei muito por uns dias e descobri que adoecemos porque nos alimentamos muito mal de forma a envenenar nosso próprio corpo. Hoje tudo é enlatado ou em garrafas e tudo saturado de conservantes e diversas substâncias químicas geralmente cancerígenas. estamos tão atarefados no nosso dia a dia de modo a não nos preocupar com a alimentação, daí caímos na tentação do fast food, enlatados, alimentos processados, embutidos etc.
Hoje na consulta com meu médico oncologista, Dr André,  fiquei muito feliz em saber que ele incentiva seus pacientes receitando a dieta cetogênica e lá pude falar tudo o que aprendi nas pesquisas que fiz, fui até elogiada por estar por dentro do assunto rsrs
Vou resumir para quem quer fazer da dieta, primeiro de tudo esquecer carboidratos (arroz, batata, massas etc), procurar olhar os rótulos e verificar se é carboidrato 0, cortar o açúcar, retirar do seu cardápio enlatados, embutidos e alimentos processados de modo geral. Com relação as frutas evitar abacaxi, laranja, maça pois tem muita frutose que é o carboidrato das frutas. Diante de tudo isso o que podemos comer??? Dar preferência para as frutas vermelhas, comer frango e peixes, carne moída, limão, pimentão, verificar sempre os rótulos (nunca esquecer disso), não fazer suco de fruta pois dilacera as fibras e com isso será ingerido só frutose, usar azeite extra virgem, cozinhar com óleo de coco, pode-se também utilizar banha de porco, o ovo é um grande parceiro da dieta. Enfim, no youtube encontramos diversos vídeos com receitas e informações do que comer.
Não haverá progresso no tratamento se não fizermos uma dieta, isso é muito importante, peça para seu médico receitar algumas vitaminas de modo a aumentar sua imunidade.
Segue aqui a tabela de composição dos alimentos segundo a Unicamp, serve como referência em valores nutricionais e ajuda muito no nosso tratamento: https://www.unicamp.br/nepa/taco/contar/taco_4_edicao_ampliada_e_revisada.pdf?arquivo=taco_4_versao_ampliada_e_revisada.pdf

Um comentário:

  1. Caramba, é sempre bom nos informarmos melhor sobre as dietas e tudo que elas estão ligadas, né?
    Estou seguindo uma dieta cetogenica que achei bem aqui e no cardápio, realmente, não tem nada de carboidratos, nem arroz, nem batatas, nada mesmo, mas pelo menos tem outras coisas que gosto muito.

    ResponderExcluir