quarta-feira, 26 de outubro de 2016

Sintomas de câncer de ovário

Os sintomas variam de mulher para mulher. No meu caso tive dor pélvica e nas costas, dificuldade em ir ao banheiro, sensação de estômago saciado (sentia fome, porém comia menos que antes), cansaço, pontadas na barriga como agulhadas, aumento de volume abdominal...
Algumas mulheres tem sangramento vaginal, dor durante a relação sexual, micção constante, eu não tive essas dores, porém toda mulher deve estar atenta ao ter 3 ou 4 sintomas juntos e procurar seu médico.
Os sintomas são facilmente confundidos com doenças menos graves, existem muitas mulheres com câncer de ovário que foram diagnosticadas com problemas gastrointestinais.
Infelizmente não existe exame comprovadamente eficaz no diagnóstico de câncer de ovário, eu fiz ultrassom transvaginal, ultrassom de abdômen total, ressonância magnética, raio X e nada disso me trouxe o diagnóstico real, apenas aparecia meu ovário aumentado contendo um cisto sendo compatível com o diagnóstico de endometrioma.
Não vejo campanhas empenhadas combatendo o câncer de ovário como existe para o câncer de mama, de colo de útero e de próstata, sendo assim muitas mulheres desconhecem os sintomas e a gravidade.
É o tumor com o diagnóstico mais difícil e com menos chances de cura pelos motivos que citei acima, e com isso acaba sendo descoberto em estágio avançado com tratamento mais difícil.
Nós conhecemos nosso corpo portanto estejam atentas a sintomas diferentes e tendo a combinação de 3 ou 4 sintomas mencionados procure seu médico.

Um comentário:

  1. Sinto muitas dores persistentes de dores abdominais, náuseas, minha barriga incha quando isso acontece parecesse até que estou grávida, sem estar,dores nas costas, urina mais frequente que o comum, e às vezes sangramento vaginal fora do período menstrual, menstruação irregular. Fui na minha ginecologista fiz utrassongrafia pélvica e deu aumento do ovário esquerdo normal para minha idade 11 e está em 30 e o direito 11.8, as ela passou uma utrassongrafia dos rins e não deu nada, retornei porque as dores não passam, ela passou uma USG transvaginal com doppler para pesquisa de endometriose profunda, e Cá 125, CEA e outras baterias de exames que irei fazer sábado. Obrigada por seu blog. Deus te abençoe

    ResponderExcluir